Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2009

Uma sugestão para os pequenos que vai apaixonar os crescidos.




Há livros pequenos, livros médios, livros grandes e livros tão grandes que não cabem em nenhum sítio. Assim são os da ilustradora Rebecca Dautremer.

 

O que significa amar, quando se tem 4 ou 5 anos? As múltiplas definições surgem em Apaixonados, um livro magnífico sobre as primeiras interrogações inquietantes dos mais pequenos

Trata-se um texto sobre a linguagem, a que as ilustrações dão vida. Representam crianças que parecem minúsculas ao lado de adultos alongados, como se quisessem mostrar que os pequenos ainda não têm a experiência necessária nesta matéria…

Mas cativante mesmo são as frases integradas nessas ilustrações, que dançam e volteiam em reviravoltas, seguindo o movimento das crianças num mundo desenhado à sua medida.

Ainda que vocacionadas para um público infantil, as obras da autora não se adaptam, estilísticamente, aos protótipos de “libros para crianças”. Esta é uma das características que fazem dela única e singular. Há livros que valem pela história e livros que valem pela ilustração. Este vale pelas duas coisas. Até os adultos o manuseiam com mais cuidado, com mais delicadeza. Porque ficam mesmo assim… Apaixonados.



publicado por I.M. às 23:07
Em torno de livros e escritos. À volta de histórias e estórias...
Na Prateleira...
Shelfari: Book reviews on your book blog
Estou a ler...

Steven Saylor, Empire

pesquisar neste blog
 
links