Domingo, 04 de Outubro de 2009

Mais um livro que li em espanhol, pois não está traduzido em português. E é pena...

 

De vez em quando aparece um livro que é simples, mas eficaz, legível, mas memorável. Este é uma dessas delícias: subtil e elegante no sabor, todavia emocionalmente perfeito até ao fim.

Trata-se da história cativante de uma pequena comunidade de pessoas ligadas entre si pelo seu amor à literatura e pelo trauma da guerra. É um registo de cartas interactivas que nos ensinam várias lições. Entre elas, os diferentes resultados da Guerra nas diferentes sociedades. Dando conta de um período negro da História, o livro é um raio de sol revelando o poder dos livros como alimento nos tempos difíceis.

Assim, temos um romance epistolar que nos faz rir e chorar, muitas vezes ao mesmo tempo, cujas personagens espalham vida nas cartas e telegramas trocados ao longo de nove meses, logo após a Segunda Guerra Mundial.

De facto, as personagens são memoráveis e únicas. De tal modo, que me fizeram esquecer o seu estatuto ficcional e dei comigo a acreditar que eram meus amigos de longa data...

Através de Juliet, a protagonista, ficamos a conhecer toda uma série de outras personagens que têm histórias para contar: actos de bravura, amor e traição...Todas estas histórias, inevitavelmente, traçaram o rumo das suas vidas, para sempre alteradas pela Guerra. E esta é uma das maravilhas do livro: as diferentes personalidades são identificadas individualmente de forma nítida e unívoca.

A história, bem traçada através das cartas, é uma dessas histórias que nos vão apaixonando...

Há já muito tempo que não lia um romance tão elegante e encantador. Um romance inesquecível que tem tudo o que um bom livro deve ter. Além do mais, é um belo elogio aos livros e ao amor que devemos sentir por eles.



publicado por I.M. às 13:52
Cá em Portugal não, mas no Brasil já existe uma versão traduzida, como pode ver neste post: http://nossosromances.blogspot.com/2009/09/sociedade-literaria-e-torta-de-casca-de.html
Isabel Maia a 4 de Outubro de 2009 às 20:52

Em torno de livros e escritos. À volta de histórias e estórias...
Na Prateleira...
Shelfari: Book reviews on your book blog
Estou a ler...

Steven Saylor, Empire

pesquisar neste blog
 
links