Terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

Nunca tinha lido nada deste autor, por isso decidi comprar este livrinho (cerca de 70 páginas) e fui agradavelmente surpreendida. Li-o num instante e segui avidamente o Carlitos por entre as desilusões de um primeiro amor impossível e um México em mudança...

 

 

Uma cidade e uma criança crescem e transformam-se juntos. As Batalhas do Deserto  é uma história iniciática de um menino que se apaixona pela mãe de um amigo. Uma paixão que serve de pretexto para fazer uma descrição sumária dos defeitos de uma sociedade e para lançar uma crítica a um México passado e obscuro que não deixou saudade a ninguém…
Trata-se de um texto curto - que se lê num ápice - no entanto salpicado por uma série de matizes deveras interessantes. A história gira em torno de  três temas fulcrais: o amor de Carlitos por Mariana, as atitudes da sociedade e a transformação de um país.
À volta destas temáticas, o autor desenvolve uma complexidade narrativa - de aplaudir num romance (?) tão curto -. Esta complexidade traduz-se na combinação de vozes do narrador (criança-adulto) e, também, na forma irónica de abordar temas que se prendem com a modernização que atravessa o México e a distinção entre classes sociais.
Enfim, um belo livrinho no qual o autor nos envolve no mundo de cada personagem que nos apresenta.
O que mais me impressionou foi a sua aparente simplicidade (em todos os sentidos), a provocar uma cumplicidade que envolve o leitor com o autor…
A leitura seduz em todos os âmbitos: uma prosa amena e simples alia-se a uma estrutura simples (mas complexa) da narração que nos leva por muitas leituras do contexto e, claro, do conteúdo.
Uma coisa é certa - perante esta narrativa, não ficamos frios ou indiferentes, pois ela comove, uma vez que a ternura que o autor nos entrega é incomparável. Finalmente, a imagem de Carlitos, o “menino – homem”, transporta-nos àquelas coisas que nos assustam na vida: a solidão, a inveja, o medo e os amores “impossíveis”…


publicado por I.M. às 10:44
Em torno de livros e escritos. À volta de histórias e estórias...
Na Prateleira...
Shelfari: Book reviews on your book blog
Estou a ler...

Steven Saylor, Empire

pesquisar neste blog
 
links