Domingo, 20 de Junho de 2010

Foi há alguns anos o nosso encontro. Um homem alto, simpático, cativante... mas, acima de tudo, um exímio contador de histórias. Falo de José Saramago, que tive o privilégio de conhecer pessoalmente.

A propósito de uma Feira do Livro, eu e duas colegas decidimos convidá-lo para vir falar connosco sobre O Memorial do Convento. Curiosamente, tinha acabado de sair o polémico Evangelho Segundo Jesus Cristo. Mas não era isso que nos interessava. Interessava-nos mesmo o Memorial e reunimos um enorme grupo para ouvir falar do livro, das personagens, do ambiente histórico... Por esta altura, ainda Saramago era apenas um escritor, de convite acessível, longe de sonhar que um dia iria receber o prémio máximo da Literatura: o Nobel.

E nessa tarde, perdemo-nos entre histórias e contos e muito humor. Porque é verdade. Saramago era um homem cheio de humor.

O tempo passou e, alguns anos depois, voltei a encontrá-lo na Feira do Livro de Lisboa. Era já um escritor universal, com um Nobel atribuído. Embora a fila fosse longa naquele corredor da Feira, decidi arriscar e pedir-lhe um autógrafo. Já não me lembro qual a razão, mas quando estive com ele da primeira vez não lho pedi. Talvez estivesse demasiado ocupada por pertencer à organização do evento... Enfim, pedi-lhe um autógrafo. Era o mesmo homem alto, simpático e cativante. No entanto, deixara de ser um simples escritor...Foi a última vez que nos cruzámos.

Partiu. Silenciosamente. Ficou mais pobre a Literatura Portuguesa. Porém, tenho a certeza, que jamais esquecerei aquele simples escritor,  exímio contador de histórias, que uma tarde se sentou ao meu lado a fazer desfilar a vida...



publicado por I.M. às 11:01
Recordação tão bonita!
Há coisas que marcam a nossa vida. Esta fará parte de ti, sempre.

Amizade!
J. Moedas Duarte a 20 de Junho de 2010 às 11:50

Um bom gigante descendo as escadas do anfiteatro e vindo-se sentar a uma mesa para conversar com alunos...

Foi essa a memória que me ocorreu quando soube a notícia!!!!
E estranhamente senti-me voltar tempos atrás!!!


E volto a pegar na "Viagem do Elefante"...

avelaneiraflorida a 20 de Junho de 2010 às 22:28

Em torno de livros e escritos. À volta de histórias e estórias...
Na Prateleira...
Shelfari: Book reviews on your book blog
Estou a ler...

Steven Saylor, Empire

pesquisar neste blog
 
links