Domingo, 05 de Setembro de 2010

As férias terminaram e é tempo de voltar às minhas impressões sobre algumas das coisas que vou lendo.

Aproveito para desejar a todos os que por aqui passam um bom recomeço e deixo duas notas para os interessados: O Contador de Histórias é publicado entre nós este mês. O mesmo acontece com O Feitiço da Lua da Sarah Addison Allen (cujo post  publiquei em Abril de 2010 com o título original -The Girl Who Chased the Moon) . Basta estar atento…

Ao contrário do que costuma acontecer, não li muito durante este período de paragem. Hoje vou destacar Um Instante de Amor. Caiu-me nas mãos quando percorria os escaparates à procura de qualquer coisa para ler. Duvidei, mas gostei das cadeiras vazias da capa. Lembravam-me o descanso de que tão desesperadamente estava a precisar. E comprei-o. Foi, de facto um instante… de leitura.

 

O livro é quase uma saga familiar de três gerações e gira em torno da figura da Avó, uma mulher que sofre… de mal de amor.

A história tem uma frescura e uma leveza com as quais se passa da realidade ao sonho de modo cativante, colhendo imediatamente a simpatia do leitor. Este deambula sobre as linhas do texto para chegar a uma conclusão que não antecipava, mas que é um verdadeiro rasgo de genialidade.

A narrativa é variada e desperta o interesse de quem lê, talvez graças ao estilo de escrita da autora, uma espécie de língua falada e, por isso, de grande eficácia.

Deste modo, a narração passeia-nos – quase sem darmos conta - pelo curioso mundo da Avó e pelo carismático cenário que o envolve: a sociedade semi-rural da Sardenha durante a Segunda Guerra Mundial. Com uma prosa simples e directa Milena Agus implica-nos na eterna busca da Avó e nesse encontro, tão idealizado como esperado, com o Amor. Encontro que transformará a sua vida e modificará o destino de todos os que a rodeiam, desembocando nesse final surpreendente que nos revela o verdadeiro sentido desta história diferente.

Um livro que recomendo para uma tarde quente, numa cadeira confortável, ao sabor de uma brisa fresquinha e de um chá gelado…



publicado por I.M. às 09:41
Boas entradas, pelo que leio...
Obrigado pela sugestão.
Bj
Joaquim Moedas Duarte a 6 de Setembro de 2010 às 08:44

Em torno de livros e escritos. À volta de histórias e estórias...
Na Prateleira...
Shelfari: Book reviews on your book blog
Estou a ler...

Steven Saylor, Empire

pesquisar neste blog
 
links