Domingo, 29 de Março de 2009

Depois de ter lido Os Pilares da Terra, não voltei a olhar para uma catedral do modo como o fazia até então. A leitura mudou a minha perspectiva. Podem crer.

 

Nestes dois volumes, o grande mestre da narrativa e do suspense transporta-nos à Idade Média, a um fascinante mundo de reis, damas e cavaleiros, castelos e cidades fortificadas. Amor e morte entrecruzam-se neste magistral tapete, cujo centro é a construção de uma catedral gótica.

É um fascinante romance histórico que cativa desde o início e se recusa a deixar tornar-se esquecido.

A história conta-se numa linguagem refrescante, sem perder, contudo, os traços do diálogo medieval. Uma linguagem que envolve o leitor nas maquinações orquestradas ao longo do texto - financeiras, arquitecturais e espirituais...

Repleta de personagens - cada uma diferente da seguinte - que retratam a época, lá estão os servos, os frades, os carpinteiros, os merceneiros... mas também os déspotas, os fora da lei, os sádicos...Todos trazem à luz um cenário representativo do quotidiano realista da Inglaterra medieval.

Paralelamente a este quotidiano intrigante surge a história dentro da história: a construção da catedral com as suas políticas, as suas dificuldades e o seus sucessos.

Este é talvez um dos elementos mais agradáveis da obra. Ou seja,  a forma como o autor partilha o amor pelas catedrais e o conhecimento que tem da construção das mesmas, dando a conhecer o detalhe humano, quase sempre esquecido.

Um romance verdadeiramente inspirador e "humilde" que nos transporta a um tempo onde a religião ditava as regras e a perseverança e a submissão eram a chave para a sobrevivência.



publicado por I.M. às 19:26
EH!!!!!!
estes também estão na minha pilha!!!!!
Assim não vale...

Ah, mas quando o verão chegar vou "vingar-me"!!!!!!

Bjkas!!!!
avelaneiraflorida a 29 de Março de 2009 às 21:52

Em torno de livros e escritos. À volta de histórias e estórias...
Na Prateleira...
Shelfari: Book reviews on your book blog
Estou a ler...

Steven Saylor, Empire

pesquisar neste blog
 
links