Sábado, 25 de Setembro de 2010

Não é uma das minhas escolhas de eleição, mas li o livro porque me foi recomendado. Não sou grande fã de moda e fiquei indecisa quanto à leitura. Mas depois achei original contar uma história a partir de roupa. Por isso, decidi-me. Não me arrependi, apesar de não fazer exactamente o meu estilo. Deixo as minhas impressões, mas ressalto o facto de me ter desgostado a tradução e alguns erros que vão polvilhando o texto.

 

À primeira vista este parece um daqueles  livros classificados como “literatura para mulheres” (se é que isso existe). Mas não é bem assim. Embora haja alguns elementos românticos, os principais temas são a tristeza, a perda e a amizade. E o tema central é mesmo a relação que se desenvolve entre duas desconhecidas. Cada uma delas lida com o peso das suas emoções, utilizando a autora as roupas vintage como pretexto para nos oferecer essas histórias.

E foi a história de Thérèse que me cativou. Mais uma vez, vi-me envolvida no lado escuro da Segunda Guerra e nas cicatrizes que ela deixou…

O romance corre a um ritmo que não se contenta com o presente. Passado e futuro vão irrompendo num estilo que flui com leveza e de modo agradável. Curiosamente, na história sobressaem as histórias da moda vintage que se torna intrigante porque tem… uma história. As descrições desse mundo são bem conseguidas e os vestidos e acessórios ganham vida e brilho e glamour mesmo diante dos nossos olhos.

Sem ser uma obra-prima da Literatura é um romance quase polifónico, no qual as personagens se cruzam, se encontram, se esquecem e se reencontram…

 



publicado por I.M. às 17:56
Posso não ter tempo de ler o livro que sugeres, amiga IM, mas gosto de ter tempo para passar por aqui e ler o que escreveste sobre ele.
Obrigado pela partilha!

Bj
Joaquim Moedas Duarte a 26 de Setembro de 2010 às 15:35

Parece-me ser um livro daqueles softs, que por vezes sabem muito bem ler. obrigada pela partilha

boas leituras

http://bookslovers.blogs.sapo.pt/
Books Lovers a 12 de Outubro de 2010 às 23:51

Em torno de livros e escritos. À volta de histórias e estórias...
pesquisar neste blog
 
links