Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

Sou fã incondicional do autor deste livro. Rendi-me a Mário, o eterno carteiro de Pablo Neruda. Quando vi o livrinho na prateleira da livraria, o meu mundo iluminou-se. Desta vez encontrei Jacques, um professor de uma pequena aldeia, que vive perto de um moinho e a quem o vento, por vezes, salpica a cara de farinha. E foi amor à primeira vista…

 

Com uma prosa de uma beleza radiante, nostálgica de qualquer coisa que já passou e de qualquer coisa que está para chegar, Skármeta escreveu um texto curto em tamanho, mas extenso em profundidade e conteúdo. Uma escrita sem adornos, mas de imensa beleza e extrema poesia, faz desta uma história iniciática e universal sobre a vida e a passagem da adolescência à idade adulta.

Cada palavra, cada frase é uma jóia. Cada pensamento, cada sentimento deixa ao leitor uma sabedoria sobre o mundo e sobre si próprio.

O livro revela um magnífico trabalho de contenção, de simplicidade, para oferecer uma admirável história que é, simultaneamente, uma espantosa metáfora sobre a inocência (e a sua perca) e sobre os passos que o ser humano deve dar para alcançar a maturidade. Curiosamente, não falta nem sobra nada a esta narrativa sóbria e emocionante. Tal como deve acontecer a uma obra prima…

Por isso, não consigo escolher uma frase deste livro. Tudo está dito e tudo permanece. É um poema em prosa…

E depois há o cinema como pano de fundo e há a literatura e…o livro é uma viagem que prova o poder do destino nas nossa vidas…



publicado por I.M. às 17:01
O "Carteiro ..." é o filme da minha vida. Vi-o no cinema quatro vezes! Nunca antes me acontecera e não voltou a acontecer.
Tenho-o em casa e revejo-o de vez em quando. Tenho d CD com as músicas..

Como não agarrar já este livro de que nos falas com tanto entusiasmo?
J Moedas Duarte a 10 de Dezembro de 2010 às 19:47

Olá minha boa amiga. Não conversamos sobre livros , faz algum tempo e tenho saudades dessas nossas longas conversas ao telefone.
Agora ando um pouco ocupada com outros assuntos que, não me leves a mal, muito importantes, mais importantes que as minhas leituras.
O teu comentário a este livro deixo-me, no entanto, com água na boca. O filme do "Carteiro ..." é para mim, tal como para o Moedas, O FILME. Este livro vai ter de ser lido.
MT a 11 de Dezembro de 2010 às 22:40

Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)
grande pene a 14 de Janeiro de 2011 às 09:45

Em torno de livros e escritos. À volta de histórias e estórias...
pesquisar neste blog
 
links